Diet_Nutrition-Hero-1260x600

Nutrição: por quê é importante?

Nutrição, em termos gerais, pode ser definida como a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes formadores e a ação desses em nosso organismo. Ainda compreende a interação desses nutrientes com o estado de saúde, os parâmetros bioquímicos dos indivíduos, como também a forma com que o organismo digere, absorve, transporta, utiliza e elimina todos os componentes do alimento.

 

O alimento é essencial à manutenção do corpo, pois fornece nutrientes necessários ao seu equilíbrio, que varia de acordo com a quantidade e qualidade de alimento oferecido.

 

O ato de comer bem representa uma satisfação para todos.

 

Comer, nos últimos séculos, ganhou também uma função de prazer, além de sua função original de nutrir o organismo. Esta última, era o único motivo do homem pré histórico caçar para se alimentar, seguindo o instinto de sobrevivência.

 

Hoje, a abundância e a oferta de tantos sabores, tornaram-se condição para a felicidade de muitos. E essa felicidade ao comer o que lhe dá prazer confunde-se com outros sentimentos, com preenchimentos de vazios que não estão presentes em nosso estômago e sim na nossa mente, na nossa alma.

 

Entretanto, “comer” continua sendo um processo fisiológico para nossa sobrevivência, fato esquecido por muitas pessoas que privilegiam hábitos inadequados envolvendo a alimentação, tanto para satisfazer desejos, quanto para auxiliar na escassez de tempo do nosso corre-corre de uma vida urbana e moderna.

 

Lembremos que vida saudável começa pela alimentação. Não só pela escolha dos alimentos corretos em horários regulares nas porções adequadas, mas também pelo modo como nos alimentamos.

 

A receita para o equilíbrio da saúde não tem segredos: boa alimentação associada a exercícios físicos e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

*

Certifique-se de incluir o seu nome e sobrenome.

Se você não tiver um, não há problema! Apenas deixe em branco.