mulher-com-aparencia-triste-de-depressao-consumindo-sorvete

Compulsão alimentar provoca obesidade?

Compulsão alimentar = Obesidade?

A compulsão alimentar não é uma causa isolada de obesidade. Entretanto, em pacientes com obesidade esta alteração do comportamento alimentar está mais presente. Ao diferenciar como a pessoa está comendo em exagero, se aumentando as porções ou apresentando episódios de compulsão alimentar, contribui para se definir qual o melhor tratamento para obesidade.

Como é o episódio de compulsão alimentar?

Caracteriza-se por um descontrole ao comer, no qual a pessoa  se sente ” forçada” e mesmo “cheia” não conseguisse parar de comer. Durante este descontrole  ingere uma grande quantidade de comida, em pouco tempo (< 2 horas), com um intenso mal estar emocional associado. Alguns comportamentos associados durante este momento são:

  • comer escondido;
  • mastigar rápido;
  • iniciar a “orgia” alimentar sem que fosse uma resposta física a percepção de fome.

Quando estes episódios de compulsão alimentar acontecem com uma frequência ao menos de uma vez por semana, nos últimos 3 meses, se configura o Transtorno da compulsão alimentar (TCA).

Transtorno da compulsão alimentar  é mais comum em obesos?

Sim. Na população em geral, em média 3 % podem apresentar o Transtorno da compulsão alimentar ao longo da vida. Enquanto nos obesos, que estão sem buscar tratamento para perda de peso, este valor é em média de 9 %. Quando se analisa grupos de obesos, que procuram ajuda para perder peso, o valor de pessoas afetadas pelo TCA pode atingir 40 %.

Pessoas que estão “incomodadas”  e sofrem de forma intensa com seu peso são mais suscetíveis a apresentarem o TCA. O TCA  dobra o risco de uma pessoa evoluir para obesidade. Importante compreender que o TCA é um dos fatores que influenciam para um aumento do peso corporal, mas não o único.

Quando alguém está acima do peso todo seu contexto clínico deverá ser avaliado. A avaliação deverá abordar a  história familiar de obesidade, sedentarismo, hábitos alimentares, uso de medicamentos e saúde física. De acordo, com esta análise individual se obtém uma melhor estratégia de  tratamento para os obesos com compulsão alimentar.

 

Deixe uma resposta

*

Certifique-se de incluir o seu nome e sobrenome.

Se você não tiver um, não há problema! Apenas deixe em branco.